terça-feira, 31 de março de 2015

#3 Cauda Longa

Olá :)

A postagem de hoje é bastante interessante pelo fato de ser algo bem recorrente nos dias atuais. Cauda longa e a forma como ela influencia o comportamentos das empresas no mercado.

O que eu mais gosto nesse tema é porque ele traz à tona características que realizamos todos os dias achando ser algo de nossa própria vontade, quando, na verdade, há diversos fatores por trás que coagem para que façamos determinadas escolhas. Ou não.

Nos dias atuais, vivemos numa abundância de opções em vários segmentos de mercado o que não existia há alguns anos. Essa nova era de "multipossibilidades" trouxe uma nova forma de analisar e captar dados importantes para o seu desenvolvimento. Tomando como exemplo uma plataforma digital para venda de cd's, observa-se que a maior quantidade de suas vendas está nos 200 discos mais populares, que soma 90% das vendas, sendo os outros 10% a junção de todos os outros milhares de discos existentes na plataforma! Colocando esses dados em um gráfico, percebe-se que a linearidade do fim de sua cauda é bastante extensa e que, esses 10%, abriga um segmento de mercado  que consome uma fatia expressiva fazendo com que a plataforma consiga atingir ampliar suas vendas e não chegar à estaca zero. Essa cauda se chama cauda longa.

De maneira um pouco mais explícita, a cauda longa abriga o que existe de menos popular entre o mercado,mas esse público é tão fiel e significativo que permite que as vendas do que não está em alta ou "in" seja absorvida de maneira crescente e acelerada.

O novo aceso aos ninchos revela demanda latente de conteúdo não-comercial. Graças à cauda longa é possível tomar conhecimento de novos perfis de consumidores.

Quando não acessamos plataformas de conteúdo dito popular, estamos acessando na cauda longa. O mais curioso são as diversas formas como podemos chegar à ela, quem são esses formadores de gosto? A resposta é simples: indicações, sites de busca, boca-a-boca... o fato é que o conteúdo presente nela é bastante atrativo e mobilizar milhares de pessoas.

A cauda longa também pode lançar tendências que podem chegar a se popularizar. Temos um exemplo claro quando vemos blogueiros que eram "anônimos" e através da publicação de conteúdo próprio, causaram em outros "anônimos" certa proximidade e fidelidade, fazendo com o que o compartilhamento de seu conteúdo os fizesse crescer e alcançar determinado status de reconhecimento, o conhecido capital social.

De fato, a descoberta da cauda longa só vem reforçar a ideia de que a internet é um mundo bastante complexo e abriga uma diversidade imensa de conteúdo e seguidores.

Espero ter conseguido resumir o conceito de forma clara.

Beijos de luz.
Paulinha





Nenhum comentário:

Postar um comentário