Existem dois pensamentos que se destacam nesses estudos de rede, são eles: as redes inteiras e as redes personalizadas. O primeiro trata das redes como forma de identidade social enquanto o segundo diz que o papel do indivíduo na sociedade será compreendido em relação à posição que ele ocupa dentro dessas redes.
A autora denomina cada indivíduo de atores sociais. São eles que movimentam a rede, criam e replicam conteúdo e cada vez mais, transformam o meio onde estão inseridos. As relações de audiência ou ligações são chamadas de laços sociais. O estudo sobre redes sociais também pretende levar para a sociedade os principais elementos estudados, como por exemplo a densidade de relacionamento, chamadas de clusters. Este grupo se caracteriza por manter laços individuais muito estreitos entre os atores sociais.
Alguns sociólogos acreditavam que as relações era díades, ou seja, aconteciam entre duas pessoas. Outro foco analisado sãos as tríades. Duas pessoas se conhecem porque tem uma pessoas em comum que as conecta. Sendo assim, seria até mais fácil pertencer ao mesmo grupo. Em suma, as pessoas seriam o nós e as arestas são os laços sociais construídos através da interação social.
O estudo das redes sociais se dá a partir do momento em que se refletem determinado comportamentos na estrutura social. Uma questão fundamental para o entendimento das redes é o seu processo de criação e manutenção. As redes são classificadas como mais ou menos "relevantes" de acordo com o número de nós que as conecta. Cada sistema das redes funciona para que exista interação ou seja,quanto mais pessoas conectadas, mais laços criados.
A autora exemplifica usando Orkut, Fotologs e blogs para falar sobre essa interação de atores sociais. Mas o fato é que na prática é difícil detalhar os comportamentos levando em conta as premissas básicas da análise social. A natureza matemática não abarca fatores sociais de interação, por exemplo, calculando as redes apenas por fatores de sua natureza primordial. Portanto, sabemos que para saber mais sobre os laços das redes é fundamental que se estude além dos fatores naturais.
Beijos de luz.
Paulinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário