Oremos.
Após um retiro de dois dias, eis aqui o primeiro fichamento da Bíblia do Marketing, de Cláudio Torres.
Sinceramente, foi um dos livros que mais gostei até agora. A leitura é fácil e quando você menos espera já se foram 20 páginas. (Eu ouvi um aleluia?!)
No primeiro capítulo do livro, o autor nos apresenta a Internet de modo geral, descrevendo alguns mecanismos nela presentes. Ele nos fala que com o seu advento, o consumidor passou a ter mais facilidade de informação e agilidade no acesso à elas. Sendo assim, várias empresas se moldaram para que a comunicação com o cliente fosse mais eficiente, já que é impossível ignorar o fato de que as vendas on-line crescem cada vez mais.
O capítulo também aborda o perfil do consumidor que, hoje em dia, não está apenas interessado em informação mas também em conteúdo, diversão e relacionamento. O surgimento das mídias sociais fomentou o comportamento e as novas formas de interação dos usuários da rede e, por conseguinte, das marcas e empresas nela presentes. Por isso, é fundamental que a relação estabelecida entre usuários e marcas sejam consentida entre ambos já que receber pop ups ou programas que se instalam no computador sem a permissão, tornam a experiência com a marca negativa.
Outro fator que pode manchar a imagem de uma empresa é o fato dela prometer algo que não poderá cumprir. Portanto, se sua marca está on-line (ou estará) lembre-se que seu público é formado por pessoas e não máquinas! As pessoas tem um poder muito grande dentro da rede e esperam que suas expectativas sejam atendidas para que possam ser compartilhadas.
O capítulo 2 traz conceitos de Marketing Digital como termos e outras definições básicas. No cenário atual é quase uma obrigação entender a internet para está competindo dentro do mercado. Ela tornou-se uma ferramenta valiosa para o marketing.
Marketing Digital refere-se a publicidade ou qualquer outra ação que envolva comunicação, propaganda e estratégias já conhecidas das teorias de marketing e para facilitar o entendimento sobre o tema, debemos nos aprofundar no universo que o envolve. Por isso, o capítulo explica termos e funções do ambiente da internet para que o leitor "não se perca" durante a leitura. Saber sobre essas termologias é importante para que ele saiba diferenciá-las enquanto estiver usando a rede.
Por fim, o capítulo 3 vem tratar do marketing de conteúdo. Afinal, de quê adiantaria estar na rede, saber sobre todos os termos mas não saber o que postar ou não ter o que ler/ouvir/assistir?
Basicamente, na internet, tudo passa por uma busca ou pesquisa e encontrar resultados satisfatórios não seria possível sem que milhões de pessoas estivessem produzindo conteúdo on-line. Esse conteúdo se altera conforme as necessidades do seu público, fazendo surgir novas plataformas de compartilhamento.
É essencial criar uma plataforma onde o usuário sinta-se a vontade para comentar sua experiência em relação ao produto ou serviço ofertado. Essa relação de proximidade cria um relacionamento muito bom para a marca e aproxima outros consumidores.
De maneira geral, o autor fala, neste capítulo, sobre a importância do uso "correto" das plataformas on-line e como o público muda e consome esses diferentes meios. A boa comunicação com o leitor e a criação de um conteúdo criativo e assertivo para o público faz toda a diferença dentro desse mundo competitivo que é a internet. Por fim, Cláudio Torres nos brinda com algumas estratégias, que em suma podem ser resumidas da seguinte forma: as pessoas querem ser ouvidas, lidas e compartilhadas, portanto, faça com que sua marca entregue isso com qualidade e esteja sempre em foco.
Desculpem o textão mas para falar de uma Bíblia, só com outra. haha
Beijos de luz.
Paulinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário